Como Chegar Lá?

02/07/2010 16:16

Como Chegar Lá?

Por Álvaro Blasina

 

Caro amigo leitor. Inúmeras vezes temos escrito artigos técnicos sobre os mais variados aspectos da criação de canários, mas desejamos desta vez, deixar de lado os assuntos altamente técnicos para chegar até você que está se iniciando ou pretende iniciar uma criação de canários mas tem muitas dúvidas sobre como chegar lá.

Muitas vezes, vemos que os criadores iniciantes, estão por um lado tomados pelo entusiasmo e ao mesmo tempo pelas inúmeras interrogantes que naturalmente surgem quando estamos dispostos a iniciar uma nova atividade com a qual não temos muita intimidade.

Aqui vão algumas perguntas típicas daqueles que estão se iniciando, e as respostas para melhor orientá-lo ao respeito.

Criar canários é um bom negócio?

A criação de canários, não foge à regra geral de qualquer outra atividade . Você nunca deve entrar nela pensando no lucro e sim na paixão que por ela você sente. Já vimos muitos criadores inverter os valores nesse sentido e depois de investir bastante pensando no lucro certo, descobrir que a coisa não é bem assim . O nosso sincero conselho nesse sentido é o de que você comece a criar canários pelo prazer que esta atividade representa. Com o tempo você irá descobrir sozinho se o seu trabalho é ou não bem sucedido e então poderá arriscar a aumentar a sua criação visando resultados mais ambiciosos. Você não pode se dedicar ao futebol porque Ronaldinho ficou milionário nem a pintar quadros porque os de Picasso custam uma fortuna. Certamente, a primeira coisa que essas pessoas descobriram, não foi o dinheiro que poderiam ganhar e sim o prazer que essas atividades lhes dava.

Planejar, um ato salutar

O primeiro e mais importante passo à tomar, é o planejamento. Que cores criar? Qual o meu espaço e tempo disponível? Onde irei colocar os meus filhotes? Pense muito em tudo isto. Certamente quanto melhor planejar a sua criação, maior chance de êxito você terá. Nunca se esqueça de avaliar o seu tempo disponível em função da quantidade de canários que você planeja ter.

Como iniciar o plantel?

Outro aspecto que notamos nos criadores iniciantes é o próprio entusiasmo, do começo, gastando muito dinheiro com matrizes muito caras e nem sempre tão boas, sem um rumo definido no que refere às cores a serem criadas.

Acreditamos que o melhor caminho é o de fazer poucos casais, de preferência de poucas cores para “pegar os macetes” da criação, sentir as dificuldades, adquirir experiência. Ao mesmo tempo que você aprende o manejo, estará em contato diário com os canários, treinando o seu olho e ganhando experiência para futuras compras, diminuindo assim o risco de ser enganado por criadores inescrupulosos, carentes de conhecimento ou sem qualidade para lhe oferecer.

Assim que adquirir experiência, você poderá comprar os seus canários com mais firmeza e personalidade.

Matrizes importadas ou nacionais?

Infinidade de vezes temos sido consultados ao respeito e consideramos que a pergunta que nos devemos fazer ao adquirir matrizes é se elas são de boa qualidade ou não. Existem excelentes criadores no exterior, assim como no Brasil. Existem canários ruins tanto entre os importados como dentre os canários nacionais de forma que não se deixe levar pelo “rótulo” da importação e sim da sua qualidade.

Perseverança sem desânimo

A cria de canários, tem emoções das mais variadas. Surgem no caminho êxitos e derrotas, euforia e decepção e a sua perseverança será o tempero imprescindível para continuar na caminhada certa. Se ocorrer algum imprevisto, nunca desanime. Tome o tropeço como um desafio para superar as dificuldades, nunca mais cair no mesmo erro e dar a volta por cima.

A relação com o Clube

Procure contribuir dentro das suas possibilidades com o Clube e ao mesmo tempo utilizar-se dele para evoluir tecnicamente.

Pesquisar, processar, concluir

Uma vez escolhida a cor ou cores a serem criadas, formado o seu plantel, você deverá sempre tentar aprender o máximo que puder sobre todas as atividades referentes à criação, tais como manejo, ambiente, alimentação, melhoramento genético, etc. Pergunte muito, pesquise, leia. Processe toda a informação que receber, pois muitas vezes ela pode ser até contraditória entre um e outro criador. Processe tudo que ler ou escutar pelo seu critério tentando chegar à verdade e utilize tudo que aprendeu para melhorar a sua produtividade e qualidade.

Humildade, sempre humildade

Com o tempo, muito suor e amor pelo que faz, os resultados chegarão. Não importa quantos prêmios e campeonatos você conquiste, tenha sempre presente que a humildade é a divina virtude do homem que sabe que não é Deus e saiba que esta é uma atividade na qual sempre estamos buscando a perfeição e o gostoso dela é que nunca obtemos o perfeito, nunca sabemos tudo e sempre há o que melhorar.

A nós resta desejar muita sorte na belíssima atividade que pretende desenvolver e saiba que você é muito importante, pois a ornitologia como um todo está sempre se renovando e precisando de novos talentos para aumentar ainda mais o fabuloso nível técnico que o Brasil se orgulha de ostentar hoje.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.